Garrafas de água feitas de vidro: que ultrapassado! Plástico é tão conveniente; metal é tão legal.
Mas agora, de volta para o futuro, o vidro está novamente na moda. Em parte, isso se deve a um empresário que está desenvolvendo uma garrafa de vidro retornável que é difícil de quebrar e não estilhaça quando se quebra.
A mudança de garrafas de plástico e metal para garrafas de
vidro retornáveis, que começou a ocorrer há alguns anos, está se
tornando um bom negócio, segundo varejistas.
"Eu diria que as garrafas de vidro são responsáveis por um
total de 20% a 30% das vendas de garrafas em nosso site", afirmou
Vincent Cobb, fundador do reuseit.com, que vende uma grande variedade de
produtos retornáveis. "Cada vez mais pessoas estão procurando vidro."
O interesse não se limita às garrafas de água.
Os consumidores temem que substâncias químicas utilizadas nas
embalagens possam contaminar os produtos que eles comem e bebem, e isso
está levando um número cada vez maior de produtores de bebidas e
alimentos a utilizar embalagens de vidro, afirmou Lynn Bragg, presidente
do Instituto da Embalagem de Vidro, uma associação de empresas. "Elas
também estão procurando por produtos sustentáveis para se tornarem
ecologicamente responsáveis."
A Coca-Cola está aumentando a distribuição dos produtos –
Coca-Cola, Diet Coke, Coca Zero e Sprite – vendidos em pequenas garrafas
de vidro, e a S.C. Johnson agora vende uma linha de recipientes Ziploc
reutilizáveis chamada VersaGlass, que pode ser utilizada em fornos de
micro-ondas, freezers e, sem a tampa, até mesmo em um forno a 400 graus.
"Faz parte de nosso esforço coletivo aumentar a diversidade
de embalagens para que as pessoas tenham maiores escolhas de embalagens e
tamanhos de porção", afirmou Susan Stribling, porta-voz da Coca-Cola.
Ninguém acredita que o vidro irá substituir o plástico num
futuro próximo. Mas uma pesquisa realizada com mais de 4.000
consumidores este ano pela EcoFocus Worldwide, grupo de pesquisa e
consultoria, revelou com 37% das pessoas estavam muito ou extremamente
preocupadas com os problemas de saúde e segurança causados pelo plástico
utilizado para embalar água e alimentos. Em 2010 o total era de 33%. A
EcoFocus também descobriu que 59% dos consumidores consultados
utilizavam garrafas de água retornáveis sempre ou frequentemente. Em
2010 o total era de 56%.
Em uma pesquisa menor, envolvendo cerca de 2.500 pessoas, 42%
afirmaram ter parado de beber água de garrafas de plástico ou que
estavam fazendo isso com menor frequência. Apenas 8% das pessoas
utilizavam garrafas de vidro.
A maior preocupação dos consumidores tem sido o bisfenol A, ou
BPA, produto químico industrial similar ao estrogênio, utilizado em
alguns plásticos e nas camadas protetoras colocadas no interior de
algumas embalagens metálicas para alimentos e bebidas. As preocupações
em relação à substância química levaram algumas das fabricantes de
embalagens metálicas a deixar de utilizá-lo. O BPA não pode ser removido
do plástico.
Os defensores dizem que isso não seria problema com o vidro.
"Sinceramente, eu estou surpreso, mas nos dias de hoje, um grande
número de pessoas está fazendo pesquisas e tem muito conhecimento sobre
os prós e os contras dos diversos tipos de embalagens", afirmou Gary
Godbey, gerente da Trohv, uma loja de artigos para casa em Baltimore,
primeira a vender um novo produto – a garrafa de vidro PURE – que
resolveu a principal desvantagem do vidro: o fato de que ele se quebra.
O perigo do vidro quebrado levou muitas academias, estúdios de
ioga e outros lugares a banir as garrafas de vidro. Mas Walt Himelstein,
um cientista que se transformou em empresário após desenvolver a
garrafa PURE, espera mudar essas regras.
Garrafas retornáveis de vidro geralmente utilizam um rótulo
plástico de proteção. Os rótulos na maior parte dos modelos têm furos
que permitem que o conteúdo da garrafa seja visto, mas através dos quais
o vidro quebrado pode escapar.
Algumas empresas de bebidas fizeram experiências com garrafas de
vidro revestidas com plástico, mas a maior parte desistiu porque os
consumidores nem sempre eram capazes de dizer se a garrafa estava
quebrada.
Himelstein afirmou que suas garrafas são diferentes. Elas são
protegidas por um revestimento transparente desenvolvido por ele. Caso a
garrafa rache, o revestimento a mantém intacta.
Ele trabalhou com revestimentos para vidro quando era químico
ambiental na General Physics Corporation, em Maryland. Naquela época,
ele se perguntava se poderia encontrar algo parecido e que pudesse
proteger os consumidores de cortes quando as garrafas retornáveis de
vidro se quebrassem.
"Materiais perigosos eram entregues em garrafas de vidro com um
material que cobria seu exterior", afirmou Himelstein, que vive na
região de Baltimore. "Se uma cobertura pôde ser desenvolvida para
embalagens de materiais perigosos, eu me perguntei, por que o mesmo não
poderia ser feito para garrafas de água?"
Ele acreditou que o mais difícil já estivesse feito quando inventou o
revestimento – até tentar encontrar uma empresa que produzisse as
garrafas.
"Só existem cerca de uma dúzia de empresas que fabricam garrafas de
vidro e eu liguei para todas elas", afirmou Himelstein. "Elas todas
foram muito simpáticas, mas tudo o que me disseram foi: "Bom, vamos
produzir 18 milhões de garrafas de cerveja este mês, 20 milhões de
garrafas de ketchup no mês que vem, e, no mês seguinte, faremos 40
milhões de garrafas de refrigerante. Você quer que nós cortemos esse
fluxo e fabriquemos 20.000 garrafas para você?"
Ainda que ele quisesse fabricar o produto todo nos Estados Unidos, Himelstein precisou recorrer à China.
Quase dois anos depois de começar, ele finalmente possuía um produto
que poderia ser vendido. Entretanto, se encontrar alguém que fabricasse
garrafas foi complicado, conseguir alguém que as vendesse seria ainda
pior. Ele não conseguiu vendê-las para redes de hotéis, grandes
distribuidoras, lojas em campi universitários, enfim, para nenhum grande
ponto de distribuição.
"Eu produzia apenas um ou dois tipos de garrafa", afirmou Himelstein. "Foi difícil chamar a atenção das pessoas."
Ele encontrou o mesmo problema quando procurava investidores para
expandir sua linha de produtos. Mas sua sorte mudou em março, durante um
evento em Chicago, quando ele conheceu Marc Heinke, presidente e
diretor executivo da Precidio Design, uma empresa canadense que há muito
tempo tinha como principal negócio a fabricação de utensílios de mesa
feitos de melamina.
Heinke estava em meio ao processo de venda de sua empresa para se
concentrar unicamente naquilo que ele chama de "hidratação", ou seja, a
armazenagem e a preservação de todo tipo de líquido, e ele estava em
busca de uma grande novidade.
"Walter inventou uma solução para o maior problema do vidro: o fato de que ele se quebra", afirmou.
Himelstein e Heinke estão fazendo planos para expandir as vendas da
garrafa PURE, contando com os contatos comerciais de Heinke, que incluem
varejistas como a Lulu Lemon, e sua longa experiência em marketing.
Eles já projetaram uma garrafa PURE adaptada para lancheiras, diferentes
tipos de tampas, novas cores e rótulos.
"Além disso, existe o mercado promocional", afirmou Heinke
esperançosamente, "logotipos corporativos, clubes esportivos, símbolos
de estúdios de yoga"
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